O que é uma holding de franquias?

O que é uma holding de franquias?

Holding é um termo novo aqui no Brasil ainda, a junção de franquias para a criação de um conglomerado é algo que já presenciamos de forma mais comum em outros países.

Esse modelo se tornou famoso por vários benefícios e por isso se tornou tendência sendo usado cada vez mais por grupos de sucesso e não à toa essa tendência começa a se tornar cada vez mais  comum no Brasil com um crescimento exponencial.

Mas para entender como uma Holding funciona e porque ela é tão vantajosa precisamos entender o que é uma holding de franquias.

Este texto vem justamente com esse objetivo, ele servirá como guia e te dará todas as informações necessárias sobre esse modelo de negócios tão lucrativo.

Acompanhe até o fim!

Holding de Franquias explicada

Não é segredo que o sistema de franchising tem muitas vantagens. Desde sua criação até agora, eles se adaptaram às diversas situações e melhoraram conforme o tempo, a busca por crescer cada vez mais com investimento inteligente foi um dos principais motivos para a adoção do sistema de Holding no franchising.

Mas o que é holding você deve estar se perguntando?

Holding é um termo em inglês que se pronuncia to hold (segurar ou controlar em português) e pode ser definido como citado no site do Jus.com.br:

“É considerada holding aquela sociedade que possui como uma das suas atividades constantes no objeto social participar de outras sociedades como sócia ou acionista.”

Ou seja, uma Holding nada mais é que um conjunto de empresas que tem por acionista majoritário uma outra empresa, tendo então essa empresa “controle” administrativo das outras bem como controle de investimento podendo ou não intervir em outras áreas das mesmas.

Uma holding de franquias nada mais é que isso, um conjunto de empresas que tem uma empresária majoritária que toma conta principalmente do investimento financeiro, isso significa que tudo as empresas filiadas a essa sócia maior, continuam com seu “know to how”, podendo ter pequenas interferências quando forem necessárias a maioria delas de investimento, mas sempre mantendo a originalidade das mesmas  presentes na Holding.

Como deu pra perceber uma Holding de Franquias tem muitos pontos importantes, sendo a organização da dinâmica entre sócios uma delas, e para entendermos mais sobre essas dinâmicas nosso próximo tópico vai tratar delas: Os tipos de Holding.

Tipos de Holding

Como explicado acima as dinâmicas entre a empresa majoritária e franquias afiliadas é que diferenciam como será a forma de abordagem dessa holding no mercado, entendendo isso, podemos dividir uma Holding de franquias em dois tipos com base nessa dinâmica.

Holding pura: Uma Holding de franquias Pura apenas no gerenciamento das empresas relacionadas, através de políticas e orientações para todas as subsidiárias tendo também participação no investimento financeiro para realizar suas operações.

Nesse sistema de Holdings existe mais interferência na questão administrativa e no capital social, neste tipo  as subsidiárias que tendem a exercer e promover suas operações.

Holding Mista: A Holding de franquias mista é um dos modelos mais comuns no Brasil e isso se dá ao dinamismo que uma Holding como essa tem.

Ao contrário do primeiro modelo, uma Holding Mista Além de exercer todas as funções que uma Holding pura executa, existe a vantagem da mesma poder exercer atividade empresarial, promover operações, e até mesmo dispor de seus serviços para outras empresas que não fazem parte de suas afiliadas o que amplia as áreas de lucro.

Esses são os principais modelos dispostos no Brasil, existem outros que aparecem mais fora do Brasil ou que não tem tanta expressividade em nosso território quanto esses.

Agora que já vimos o que é uma holding de franquias e seus tipos, chegou a hora de falarmos mais sobre os benefícios.

Benefícios de uma Holdings de franquias para seus subsidiários.

Toda franquia que está sob o controle da empresa majoritária e sua diretoria são suas subsidiárias, agora porque essas empresas resolveram se unir sob o controle de uma só administração? É o que vamos ver agora.

Centralização administrativa

Uma Holdings de Franquias cuida de toda a área administrativa que lhe diz respeito, isso quer dizer que qualquer tipo de procedimento administrativo que precise de maior planejamento e envolva investimento e promoção será de responsabilidade da holding administrar junto com suas subsidiárias.

Isso facilita vários processos, diminui problemas de comunicação, dinamiza e reduz o impacto dos investimentos que poderiam ter sido aplicados de uma forma menos efetiva.

Padronização e segurança nos investimentos

Como uma Holding mantém um conjunto de regras e orientações para cada subsidiária isso facilita e muito reproduzir comportamentos e ações que resultem em retornos positivos e minimizar possíveis comportamentos e situações que sejam prejudiciais para o crescimento de foda a Holding.

Como todos os custos são rateados entre as empresas o investimento se torna muito seguro, uma vez que ele está sendo convertido em melhores campanhas e ações de marketing, em melhores equipamentos, em ações de promoções da holding e nos serviços que a mesma pode fazer externamente aumentando a lucratividade e consequentemente melhorando o nível de ganhos de todos.

Segurança jurídica

Uma Holding de franquias garante uma proteção de perdas ou melhor preparo para qualquer processo que tenha relação com perdas de bens.

Uma vez que uma Holding é maior, dispõe de maiores recursos e uma empresa jurídica acaba por ser segura principalmente em algum processo envolvendo causas cíveis.

A força de uma holding pode pesar a seu favor, essa segurança também serve para você que vai se filiar a uma holding, sua empresa está entrando em parceria com uma sócia poderosa e confiável, afinal todo o processo é regido pela legislação e a todo momento sendo executado conforme a lei.

A segurança jurídica nesses dois pontos é uma vantagem muito maior, afinal você quer estar participando do sucesso com outros ou tendo muitas dificuldades de crescer sozinho?

Conclusão

Agora que você entendeu mais sobre o que é uma holding de franquias e todas as suas vantagens recomendo que procure mais sobre o tema, tem muita coisa interessante nesse mercado tão vantajoso.

Lembre-se sempre de investir em empresas sérias e isso não isenta as Holdings, pesquisa sobre a mesma, para que você possa estar alinhado com uma empresa competente e séria, e caso você deseje ser um franqueado, fazer parte de uma franquia de Holdings sempre será mais vantajoso então não tenha medo de tomar a iniciativa claro, seguindo nossas recomendações.

Nos vemos na próxima.